Clínica de Dor/Funcional

Fibromialgia

É uma doença crônica caracterizada por dores musculares generalizadas, cansaço, alterações do sono, distúrbios da sensibilidade, dos movimentos e do humor. A causa é desconhecida, mas deve envolver alterações genéticas, moleculares e ambientais. Os pacientes podem ficar severamente desabilitados e o tratamento sempre envolve a terapia física, a reabilitação psíquica, social e trabalhista. O uso cuidadoso de analgésicos, relaxantes musculares e antidepressivos pode ser útil e a necessidade de um tratamento cirúrgico é extremamente rara.

Publicado em Clínica de Dor/Funcional | Deixar um comentário

Hemiespasmo facial

É a contração rítmica e involuntária de metade da face. Pode ser continua ou intermitente, desconfortável, causar prejuízo estético ou funcional. Acredita-se que ele é causado pelo contato de uma artéria com o nervo facial. O tratamento pode requerer o uso de relaxantes musculares ou anticonvulsivantes, a aplicação de toxina botulínica nos músculos da face e ou a descompressão cirúrgica do nervo.

Publicado em Clínica de Dor/Funcional | Deixar um comentário

Neuralgia do trigêmeo

É uma doença caracterizada por episódios recorrentes de dor de curtíssima duração (segundos), em pontadas ou choque, que ocorrem na face espontaneamente ou desencadeadas pelo toque, movimentos ou alterações de temperatura. Os episódios podem ocorrer várias vezes ao dia e a dor pode ser insuportável. Acredita-se que ela ocorra por alterações em um local crítico no nervo trigêmio onde há disparos de impulsos elétricos de forma espontânea, provavelmente devido ao contato do nervo com estruturas vasculares. O tratamento pode envolver o uso de anticonvulsivantes, antidepressivos ou cirurgia.

Publicado em Clínica de Dor/Funcional | Deixar um comentário

Dor oncológica

Pacientes com câncer podem apresentar dores intensas por vários motivos como o comprometimento ósseo, articular, estruturas nervosas ou vísceras. O diagnóstico preciso irá orientar o tratamento que pode envolver o uso de analgésicos potentes ou cirurgias para o implante de bombas de infusão de medicamentos ou dispositivos para controlar a transmissão da dor.

doroncologica_03
Publicado em por admin | Deixar um comentário

Dor neuropática

É a dor causada por lesão ou mal funcionamento do sistema nervoso. Usualmente é de difícil controle e crônica. Além da dor propriamente dita, pode ocorrer sensações desagradáveis de choque, ardência, queimor, coceira e frio associados à alterações da sensibilidade. O tratamento envolve o uso de medicamentos diferentes daqueles utilizados para dor aguda da inflamação ou das lesões teciduais. Os mais efetivos são os antidepressivos e os anticonvulsivantes associados à reabilitação física. Casos persistentes ou recorrentes podem necessitar tratamento cirúrgico para o implante de eletrodos ou bomba de infusão de medicamentos.

Publicado em Clínica de Dor/Funcional | Deixar um comentário

Dor crônica

A dor persistente provoca alterações estruturais e funcionais em todo o sistema nervoso principalmente nos locais responsáveis pela transmissão da dor, reações comportamentais, liberação de hormônios, estado de humor, animo, atenção, memória e motivação. Nesses casos o tratamento pode envolver muitos profissionais para a total reabilitação física, social e laboral. O alivio da dor pode envolver o uso de vários tipos de medicações e cirurgias.

Publicado em Clínica de Dor/Funcional | Deixar um comentário